Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Treinos

Lamento (mas não muito) ter de admitir que em termos de Treinos, nos últimos dias, não tenho feito...

... a ponta de um corno!!!

domingo, 26 de junho de 2011

Corrida das Festas Cidade do Porto

Às vezes penso que sou a super mulher. Deveria ter-me levantado às 4:30 hrs e deveria ter-me metido à estrada às 5 da matina, apesar de às 2 ainda andar às voltas na cama.

Ouviram o despertador? Não? Nem eu que tenho o sono leve o ouvi. Nem sei mesmo se ele tocou, que aqui a menina acordou naturalmente já passava e muito das 6 da manhã, e se tocou, eu continuei a dormir que nem um cão .- O quê?! Não foste ao Porto? À Corrida de S.João, Corrida das Festas Cidade do Porto?!
- Não...
- És uma tretas!
- Pois sou... - disse ela baixinho, baixando o olhar.

Se treinei ou não treinei hoje... que raio de interesse é que isso tem?! (hoje)

sábado, 25 de junho de 2011

Sábado

Hoje é sábado e é Verão!

Mudou a Estação, muda o blogue e mudam as ideias e os pensamentos e os sentimentos e as emoções, e as intenções e as ações. Acordou assim o Sábado e acordei assim eu:

Decididíssima a não faltar amanhã à Corrida S.João, Festas da Cidade do Porto.

Eu sei que para mim, ainda é mais dispendiosa que a ida à Vidigueira, mas se eu antes tinha pensado ir às duas, ora se já poupei por não ter ido à primeira, logo...posso e quero ir ao Porto!

Tenho já à minha espera o saco com o meu dorsal - nr. 901 (não é um número lindo?), um boné, amostras de café, folhetos de outras provas, 2 t-shirts, uma técnica e outra de algodão com quadras do S.João, das quais a minha preferida é esta:

"Toda a noite no bailarico
já é treino p'rá Corrida
Como o gás aquece o bico
Como tempero p'rá comida"

Lá do bailarico, se é treino ou não, eu não sei, mas que hoje já treinei, já sim senhor:

Corri 5,5 km em 31:14, média de 5:40 / km

Resta-me viver hoje o resto deste Sábado, e amanhã... viver o Porto e a Corrida das Festas na plenitude dos seus 15 km!

Até amanhã querido diário


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Crise a fazer-se sentir e Decisão

Vidigueira - ida e volta no meu carro: aproximadamente 400 km

Mais uns Contras e colocando estes e os Prós na balança, a decisão foi tomada:

Não fui

Ponto

E próximo domingo? Corrida de S.João, Porto, ida e volta 600 Km?

Não sei. Na realidade hoje sinto que sei muito pouca coisa. Uma coisa que sei é que hoje treinei, ai pois treinei, não fiquei em casa a chorar a Vidigueira (apesar de ter alguma vontade disso, confesso):
Corri 8 Km em 44:09, média de 5:28 / km

Até amanhã querido diário

terça-feira, 21 de junho de 2011

Treino (que falta de originalidade não é?)

Como disse alguém, depois do descarrilamento, é levantar a cabeça e continuar! E assim é: continua a dieta, continua a Corrida, continua a luta porque "A Luta é Alegria", e continua a Vida! É preciso é não nos rendermos a coisas menos boas. E eu não me rendi.

Ando a treinar diariamente desde Sábado. Não me sinto nada mal. Bem pelo contrário. Parece que preciso disto todos os dias para me sentir bem.

Mas hoje tinha pensado em não treinar, em me dar uma folga e em vez de hoje, ir correr amanhã de manhã. Talvez não fosse má ideia, pensara.

Mas chego a casa ao fim da tarde e tenho estes três amores "equipados" e preparadíssimos e excitadíssimos para irmos todos para o Parque. Perante o brilho dos 3 pares de olhinhos, não tive outro remédio, não os ia desiludir, e já que ia... ia aproveitar para correr pois claro:

Corri 8 km em 46:23 média de 5:44 / Km, em terreno algo desnivelado, porque o procurei propositadamente e deu-me muito gozo.

Muito bom! Para mim e para eles! E sabe mesmo bem tê-los à minha espera no final, sabendo que também eles se mexeram e divertiram.
Amanhã outro dia, penso que de descanso, já que o dia seguinte, 5ª feira, feriado nacional, é dia de Escalada do Mendro, prova de montanha em pleno Alentejo, na distância de 11 Km, mas desengane-se quem julgua que o Alentejo é só planícies, pois teremos o Mendro para escalar! É durinha a prova, que eu sei!

Amanhã dia de descanso é o que penso hoje, que isto, pelo que me conheço, varia muito... e a qualquer momento os planos podem mudar...

Até amanhã querido diário

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dona de casa, prioridades e egoísmo

Há uma pilha enorme de roupa para engomar sobre uma cadeira na sala, que ela tem vindo a deixar acumular, e que agora ameaça chegar ao tecto.

De forma enérgica e decidida, ela divide o monte em três, de forma organizada e selectiva: roupa da filha, roupa da casa e roupa dela.

Liga o ferro e começa pela 1ª pilha de roupa, a da filha, decidida a acabar com ela.

Quando termina, passa já da uma da manhã, desliga o ferro, vai beber um copo de leite morno antes de se deitar e decide que no serão do dia seguinte acabará com a 2ª pilha, a da roupa da casa.

A 3ª e última pilha, a da roupa dela ficará para última, consciente ou inconsciente dessa escolha e seu significado, e ela sente-se feliz ao lembrar que a sua cadela anda nua pela casa e pela rua, o que evita uma pilha extra de roupa, e não duvida que a sua passaria para 4ª.

No entanto, nestes últimos 3 dias, ela puxou do seu mais puro egoísmo e foi correr, consciente também que nesse tempo "perdido" melhora e muito o resto do tempo em que não corre, do seu e dos com quem ela se relaciona.

Assim:

Sábado 18 de Junho, serra acima, serra abaixo: 7,610 Km em 47:41, média de 6:16/Km

Domingo, 19 de Junho: 6 km em 35:37, média de 5:53/Km

Hoje, 2ª feira, 20 de Junho: 7 Km em 39:49, média de 5:38/Km


Entretanto hoje, ao fim do dia, sai do estendal mais uma remessa de roupa lavada e seca, para engomar, que ela, meticulosamente já separou de acordo com as pilhas criadas ontem.

Até amanhã querido diário

sábado, 18 de junho de 2011

Pressão, Compulsão e... Uma mulher não é de ferro, porra!


Desde o dia 1 de Abril deste ano, tenho tido um comportamento irrepreensível no que à alimentação diz respeito, para quem quer perder peso, entenda-se. Desde esse dia já perdi 12 kgs. Passei dos 72,5 Kg que tinha nessa data para 60,5 Kg que tinha há dias.

O que têm sido estes dias, desde 1 Abril:

- Estás muito bem! Continua!
- Gosto de te ver assim. Força!
- Só chegaste agora?! Só agora?! - depois da Meia Maratona da Régua - já devias de estar a andar mais! Estás magra!
- Já começas a estar magra demais, cuidado.
- Mas quando é que vai parar?! (de emagrecer, não vá eu ficar mais magra que ela...)
- Oh... quando deixares de ter cuidado vais recuperar tudo outra vez... ou ainda mais. É sempre assim.
- Anda a emagrecer muito rápido. Fico espantado, mas tem de ter cuidado, o nosso corpo tem memória e assim que puder, vai querer voltar ao "seu" peso, ou ainda mais peso, para se salvaguardar dessa "fome" que agora passa...
- Já começas a ficar feia...
- Deves passar uma fominha...
- Acho muito bem que emagreças, mas... ja chega, não?
- Já não tens 20 anos, não podes querer ter o corpo de quando eras nova...

Esclareço que:

- Meço 1,65 m
- Não passo fome, aliás, há anos que não me alimentava tão bem! Mesmo! 5 a 6 refeições por dia, e variedade muita, em quantidades e qualidade adequadas
- Sinto-me bem, física e psicologicamente
- Quero (e vou) chegar aos 58 Kg


Mas de facto, uma mulher não é de ferro, e eu serei sempre eu, e o barco nem sempre navega em águas mansas, e mais ondulação daqui e dali, ventos fortes de várias origens (ou apenas brisas e eu é que fraca me deixo tombar) e está o barco desequilibrado e eis que, num dia desta semana, meti água! Ou seja...tombou o barco, houve inundação e ... em 3 dias comi desalmadamente (sabem o que são transtornos alimentares? Compulsão? Não? Ainda bem, para vosso bem - e não, não estou a falar de comer um bocadinho de chocolate ou repetir o prato numa refeição), e em 3 dias o meu peso aumentou 3,300 kg, pelo que hoje de manhã pesava 63,8 Kg. Acreditem se quiserem.

3 dias debaixo de água quase naufragada e eis que emerjo de novo hoje. Calço de novo os ténis e serra acima, que isto de desperdiçar dias sem correr, não me faz bem nenhum. E há coisas (muitas) com as quais temos de lutar permanentemente e cada dia vencido, é uma autêntica vitória. Depois de 3 dias vencida, hoje venci eu de novo.

Até amanhã querido diário. Com treino muito provavelmente. Porque a Escalada do Mendro está aí já na 5ª feira, e eu conto lá estar.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

É uma vez hoje...

Às vezes acho que só eles me fazem verdadeiramente continuar. E é uma vez hoje.

Ligue o som: "Child of the troubles" - Roy Todd


domingo, 12 de junho de 2011

III Corrida do Ambiente


Sintra à noite

11 de Junho de 2011

Num percurso de 2 voltas, num constante carrossel de sobe e desce, eu corri (de acordo com o meu Garmin, com as suas limitações face ao betão) 7850 metros em 41m12s, numa média de 5:15 / km.

Fabulosamente bem na noite fresca de Sintra.

Fotos da III Corrida do Ambiente em Amma - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

sexta-feira, 10 de junho de 2011

17º Grande Prémio Atletismo S.Vicente Fora

Realizou-se hoje, bem no coração de Lisboa. Eu estive lá, corri, arrecadei o 1º prémio no escalão (de ... duas atletas? Três atletas? Quatro atletas? ), e amanhã ou depois contarei como foi.

Hoje, informo só que estão disponíveis perto de 400 fotos do Grande Prémio Atletismo S.Vicente Fora, por António Melro e SE, no sítio da

AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

domingo, 5 de junho de 2011

1ª Corrida de Santo António - Lisboa


Com organização a cargo da HMS Sports Consulting, em conjunto com a EGEAC, apoio da Câmara Municipal de Lisboa e diversos patrocínios de vulto, esta 1ª Corrida de Santo António tinha todas as condições para apelar à participação das massas e ser o sucesso que foi, com o número de chegados à meta a ultrapassar o milhar.

Com os EUR 8,00 do valor da inscrição, os atletas tiveram direito a um percurso totalmente fechado ao trânsito, bem marcado, com breve incursão no seio de Lisboa, pelas ruas da Baixa Pombalina e Praça do Comércio, onde estava situado o secretariado, Partida e Chegada e Pódio, para se estenderem pela Marginal junto ao Tejo, correndo no sentido do rio, para depois de um retorno onde não existia tapete de controlo de chip, fazerem o caminho inverso em direcção à Meta.

Dois abastecimentos ao longo do percurso, assim como na Chegada, boa organização na entrega de dorsais, partida e chegada, suficiente animação e de uma forma geral, esteve tudo muito bem.

Bom apoio com divulgação e informação actualizada em site próprio, onde rapidamente depois da prova se pôde consultar a classificação individualmente e inclusive obter Diploma com tempo e classificação.

Marcação dos quilómetros ao longo do percurso. Boa vigilância de primeiros socorros, pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Prémios de presença: t-shirt técnica, manjerico, bebida isotónica e água.

Prémios por classificação: apenas para os 3 primeiros da geral, no sector Feminino e Masculino, Troféus e saco com lembranças

Uma corrida rica nesta época dos Santos Populares, que tecnicamente esteve suficientemente bem (e a falta de controlo no retorno?) denota e manifesta também, muito especialmente, um cuidado para com o atleta, premiando-o com o famoso Manjerico, tão apreciado e de forte símbolo nas Festas deste Santo Popular: Santo António de Lisboa, os dorsais com nome próprio, o Diploma disponibilizado, num conjunto de pormenores que alicia o atleta de pelotão.

Por tudo isto, está pois de Parabéns a Organização

Ana Pereira
04 de Junho de 2011

A minha Corrida de Santo António

Eu estive feliz. Voltar a Lisboa tem um significado especial para mim. Lisboa é uma cidade muito bonita. Muito bonita mesmo! Invade-me uma alegria intensa ao saber que vou correr ali, naquelas ruas cheias de vida e azáfama durante a semana, e agora ao sábado com outra vida. A que os turistas lhe dão e que os portugueses esquecem de dar, pois Lisboa é digna de se passear nela e absorver todo o misticismo da cidade, dos monumentos, das ruelas, das tascas, das gentes!

Cheguei cedo. Levanto o dorsal e vou tomar café ao café mais antigo da cidade ainda em actividade: O Martinho da Arcada, onde surpreendentemente o café custa ainda EUR 0,50 e o ar que se respira lembra os poetas e boémios que por lá passaram.

Reencontro amigos. Cai uma carga de água. Valem-nos as Arcadas da Praça do Comércio para nos abrigarmos. À hora da Partida já o S.Pedro tinha feito as pazes com o Santo António e a chuva tinha parado.

Parto entre amigos. Na cauda do pelotão. "Eu vou devagar" - diz o Carlos. "Eu vou depressa!" - respondo-lhe eu, apressando-me a explicar que provavelmente o meu depressa era mais devagar que o devagar dele e que apenas significava que eu ia dar... o que pudesse. Fomos juntos, eu, o Carlos e o Pinho. Apanhámos a Eugénia que tinha partido mais à frente. Vamos passando gente. Deixamos a Eugénia para trás, depois o Pinho e por fim o Carlos me incentiva a ir para a frente, pois afinal o devagar dele era de facto mais devagar que o meu depressa, e sensivelmente pelo Km 6 corro sozinha entre centenas. Avisto o João Lima, no seu equipamento amarelo. Esforço-me por o apanhar. Mantenho o meu ritmo mas vou em esforço. Bastante esforço, embora controlado para os 10 km. Quando apanho o Lima, ele ia "devagar" e eu simplesmente me sentia bem e continuei no meu ritmo até à meta. Muito feliz. Sentir-me "bem", correr bem e terminar os 9,970 Km em 52:22, numa média de 5:15 / Km, foi para mim absolutamente fabuloso. Estou feliz.

Recebo o Manjerico, o saco com água e Isostar, e reencontro de novo os amigos que não demoraram muito a chegar. Estamos todos bem. Felizes por mais esta prova. Alongamos, conversamos e prometemos novos encontros, novos caminhos e novas Metas. A Maratona do Porto em Novembro está sempre em mira, mas eu ainda não me decidi... uma Maratona exige muita dedicação durante muito tempo (3 a 4 meses), e eu não sei se estou disposta a isso...

Adorei esta prova, nem tanto a prova, mas a minha prestação, a minha corrida, a minha vivência, o meu sentir foi bestial, fabuloso, e é para isso que eu corro: sentir-me bem, sentir carinho e amizade também, rever Amigos, e fruto disso tudo misturado, um bem-estar ... inigualável.

Boa semana para todos e até já querido diário

Algumas imagens:

A brincar aos pódios: Fernando Andrade, eu e Carlos Coelho:Agora também com João Lima:
O meu pai:
Antes da Corrida, já equipada:
Ainda antes da prova, com Carlos Coelho e António Pinho:
Com meu pai:
A chegar à Meta, feliz e contente:
Depois da prova, com Zé Gaspar:
Com António Pinho e os Manjericos, claro, que aroma intenso! :
Já só, a alongar, com o prémio ao lado, sem o perder de vista:
Os fotógrafos: Zé Gaspar e António Melro, que nos trazem imagens que registam momentos irrepetíveis, que gosto sempre de recordar:
Muitas mais fotos na AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

1ª Corrida de Santo António

Lisboa, 4 de Junho de 2011

Correu-se hoje a 1ª Corrida de Santo António

Eu estive lá, corri e bem! (digo eu):

9,970 Km em 52:22, média de 5:15 / Km, o que me valeu o meu Diploma (clique para ampliar):E um manjerico vistoso e cheiroso:

E ainda (o mais importante por certo), uma vivência espectacular nesta tarde, na minha cidade maravilhosa, Lisboa, capital de Portugal.

Amanhã, por aqui mesmo, contarei o que vivi nesta tarde.

Milhares de fotos na AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras

quinta-feira, 2 de junho de 2011

5ª Feira de Espiga e o regresso do Diário de Treinos

O Treino de Hoje com o meu amigo Fernando Sousa, que teve paciência para me aturar:
O Adamastor:
Depois do treino, hidratar:
Hidratar:Preciso de meter uma Meia Maratona na minha agenda. Daqui por um mês, talvez em Julho. Preciso! Para ganhar motivação e não me relaxar nos treinos, e para tentar solidificar a ideia (a ideia e a concretização dela) de que sou capaz de correr "confortavelmente" e num tempo por mim considerado aceitável e razoável uma Meia Maratona. Aceitam-se e agradecem-se sugestões.

De novo, volta por isso o Diário de Treino, pois também ele me motiva., acreditem ou não.

2 de Junho de 2011, 5ª Feira de Espiga, ou 5ª feira da Ascenção, sempre 40 dias depois da Páscoa. Feriado Municipal em muitos Municípios de Portugal e em vários países da Europa, este é o dia "mais santo do ano", dizem. Dia de apanhar a espiga de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno ramo de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Esse ramo será pendurado em casa, atrás da porta, e carregado de simbolismo, significará que não falta o pão, o azeite, a alegria e dinheiro, em casa, durante todo o ano.

Nalgumas aldeias, conta-se que neste dia há uma hora em que os pássaros não vão aos ninhos, as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha e o pão não leveda.

Bem... na parte que me toca, foi dia de descanso, não por usufruir do Feriado Municipal, mas porque é um dia de Férias, e por "descanso" entenda-se não trabalhar nos 2 empregos habituais que tenho a sorte de ter, e entre muitas outras coisas...

Correr!

Corri 11,040 Km num tempo de 1h04m33s, média de 5:50 / Km

Excelente!

Comer e beber bem:
Conviver e alimentar a Amizade


E o meu pai, companheiro, sempre:
Ah! E as Meias para Julho? Alguma sugestão?